segunda-feira, 27 de outubro de 2008

No Bull - The Director's Cut - AC/DC [DVD]

Touro Enraivecido. Os AC/DC em Madrid, 10 de Julho de 1996. Tudo o que esperávamos que fosse


Desde 1973 no negócio do rock puro e duro, os australianos AC/DC têm sabido, como poucos, sustentar-se num patamar de sucesso global, sem oscilações motivadas por álbuns desastrosos, incursões inesperadas em territórios alheios (o dueto de Celine Dion e Anastacia em "You Shook Me All Night Long" não é culpa deles) ou nervosa dependência de modas sazonais.

Por outras palavras, dos AC/DC espera-se sempre que sejam os AC/DC, riffs incisivos, os adjectivos "demolidor" e "demoníaco" na ponta da língua de quem os ouve, refrões para gritar em coro (nunca demasiado apologéticos), matéria eléctrica de circulação intravenosa que concorre pacificamente com plasma e células.

Essa assunção de que é ficando na mesma que o prazer vai pingando é rara e uma verdadeira conquista: a Angus Young pedir-se-á que nunca dispa o uniforme colegial, a Brian Johnson dar-se-á graças por ter dado às suas cordas vocais um tratamento de britadeira.

Não se espere outra coisa de Black Ice , o álbum que, oito anos depois do último encontro em estúdio, devolve os AC/DC aos ouvidos de quem, apesar de tudo, não quer continuar para sempre a ouvir os mesmos clássicos. Não se espere também novidades absurdas de No Bull , documento pré-existente em VHS comercial e que, em regime Director's Cut (David Mallet na mesa de edição) chega agora ao formato DVD.

Registo em Super 16mm de um concerto esgotadíssimo na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid, Verão quente de 1996, No Bull capta o grupo em plena digressão de Ballbreaker , em forma apreciável e a desfilar portentos de fervor rock como "Back In Black" (logo a abrir), "Thunderstruck", "You Shook Me All Night Long" e um "Highway To Hell" que, quatro anos antes, martelou de novo milhões de ouvidos à custa do multi-platinado Live .

Mais uma vez, o que vemos não resplandece de novo e surpreendente: encaixa, isso sim, no que é esperado dos AC/DC - e isso tanto pode ser uma moçoila bem dotada a comandar um touro mecânico nos menus do DVD, como dois pares de captações vídeo com a performance do guitarrista Angus Young (sejamos francos: o chefe da pandilha) unicamente em ponto de mira.

Luís Guerra

MFR

Sem comentários: